Em 2010 fui convidada para trabalhar numa empresa de Consultoria, onde percebi claramente que ter um patrão não era para mim?
Atrasaste 10 minutos, porque foste levar a tua filha à escola e és chamada ao gabinete, pelo mau exemplo que dás aos teus colegas?
O teu horário de saída, 18h30m, mas como foste trabalhar a 100 ou 150 Km do escritório e chegaste depois da hora, não fizeste mais do que a tua obrigação?
Como tens competência e no meu caso exercia funções na área da engenharia civil, formação, consultoria, tinha sempre trabalho a dobrar, triplicar?.
Precisas de ir ao médico com a tua filha e tens de pedir encarecidamente, como se estivesses a cometer um crime e ainda assim tens de pagar por ele, por que vais ficar em dívida, eternamente...blá, blá, blá?
Ah, deixa-me dizer uma vantagem, se precisares de pedir crédito, o banco acha que tu nunca vais falhar, porque o teu patrão passa uma declaração e como tens contrato a termo incerto e estás garantida? como se isso fosse garantia de alguma coisa. São as regras e temos de as cumprir...
Ainda assim, não é para mim, decidi que não voltava a trabalhar por conta de outrém?
A minha formação académica é na área da Engenharia Civil, posteriormente especializei-me na área de Seguros de Vida, como Agente de Seguros, numa Companhia de Seguros da qual ainda hoje faço parte. Foram anos muito enriquecedores, aprendi imenso com um Líder que ainda hoje é uma referência para mim e uma Gestão de Topo extraordinária, que me reconhecem e valorizam pelo trabalho que desenvolvo.
Enquanto isso, fui convidada para trabalhar numa empresa cuja atividade era ?Engenharia, Consultoria e Formação?. Colaborei nas 3 áreas, na Engenharia, como formadora e na Coordenação de Segurança em Obra. Na Consultoria como consultora na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, para certificação pela ISO 9001, em várias empresas e Formação nas áreas relacionadas com a Construção Civil e Gestão da Qualidade.
Em 2014 tomei a decisão de nunca mais trabalhar por conta de outrém, não tenho nada contra, até porque tenho pessoas muito próximas que trabalham por conta de outrem e ainda assim são felizes.
Mas eu queria mais, queria gerir o meu próprio tempo, entre trabalho e família. Tenho duas filhas e acompanhá-las no seu crescimento foi e é de extrema importância para mim.
Mudei de cidade e trabalhei como empresária em nome individual na área da consultoria, na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) em duas IPSS.
Com a mudança de cidade, o nascimento da minha segunda filha e por não ter apoio familiar na minha área de residência, comecei a procurar soluções que me permitissem trabalhar a partir de casa e fazer a gestão dos meus horários. Optei por conciliar a atividade de consultoria com outras atividades, uma delas o ramo imobiliário.
Em dezembro de 2018, deixei o ramo imobiliário, retomei a atividade de Agente de Seguros no Ramo Vida e iniciei a atividade de profissional de Marketing de Rede.
Ao desenvolver a minha atividade de profissional de Marketing de Rede, senti a necessidade de atrair pessoas que tal como eu, tinham como objetivo a liberdade de tempo, liberdade geográfica e liberdade financeira, com a criação do seu próprio negócio. A intenção era atraí-las e não andar a ?bater porta? atrás dessas pessoas.
Mas como é que faria isso, a partir de casa? ?.
Após algumas pesquisas, vi no Marketing Digital uma forma de conseguir atingir o meu objetivo, trabalhar a partir de casa. Tornei-me autodidata sobre o assunto e rapidamente percebi que teria uma grande curva de aprendizado no Marketing Digital, no entanto vi a importância e uma ferramenta indispensável para desenvolver um trabalho/negócio a partir de casa.
Realizei pesquisas e encontrei pessoas de sucesso que o faziam. Faltava-me saber, como o faziam. Ou seja, como é que atraíam pessoas que se identificavam com os mesmos ideais e objetivos para fazerem parte da sua equipa e este processo é feito online, recorrendo a estratégias de Marketing.
Cheguei à conclusão que me identificava com o Marketing Digital pela possibilidade de desenvolver vários negócios com as mesmas ferramentas e que poderia partilhar com outras pessoas para desenvolverem ou fazerem crescer os seus negócios.
Se durante este meu percurso todo o esforço e trabalho desenvolvido, me fez repensar o meu caminho tendo em conta a longa curva de aprendizado, nestes últimos dois anos com o estado de pandemia em que vivemos, as minhas dúvidas desapareceram.
Hoje, tenho a certeza mais do que nunca que este é o caminho que me levará ao meu grande objetivo de vida, Ser Dona da Minha Própria Vida.
Tenho uma frase que serve de guia e é uma referência que tenho na minha vida, assim que a ouvi a primeira vez, fez todo sentido para mim:
"Podes ter o que quiseres, quando ajudares outras pessoas a terem o que elas querem."
- Zig Ziglar-